sexta-feira, 23 de março de 2012

LXDE - PREFERÊNCIAS DA ÁREA DE TRABALHO

Uma função que considero dispensável, encontrada quando se clica com o botão direito do mouse sobre a "Área de Trabalho > Preferências da área de trabalho > Avançado", é "Mostrar o menu do gerenciador de janelas quando a área de trabalho for clicada"

Imagem1


Deixando a caixa de seleção da figura acima marcada, ao clicar na área de trabalho com o botão direto do mouse, aparecerá o menu do gerenciador de janelas abaixo:

O problema é que não existe o retorno para o modo clássico (ou o padrão, com a caixa de seleção desmarcada) se não for pelo terminal.
Para isso, pressione Ctrl + Alt + T, ou clique na primeira opção do menu da imagem acima para abrir o terminal ou acesse pelo caminho: Menu > Acessórios > LXTerminal.

Digite no terminal:
$ pcmanfm --desktop-pref

Aparecerá novamente a janela "Preferências da área de trabalho" para poder ser desmarcada a caixa de seleção e retornar ao modo padrão ao se clicar sobre a área de trabalho, como mostrado na primeira imagem.

Já vi casos de reinstalarem o sistema por não saber voltar ao modo padrão.

As imagens acima foram capturadas no Linux Mint 12 com LXDE.
A dica acima também funciona no Lubuntu e deve valer para qualquer distribuição com LXDE.

5 comentários:

  1. valeu cara, me tirou de uma enrascada... tks

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de pedir algo que nao esta relacionado ao post, eh possivel voce disponibilizar a versao do Classix que voce compilou ? meu email: cybereu@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo cara, procurei muito por isso, eu sabia que o jeito era só via Terminal (porque fucei tudo o que tinha pra fuçarna parte gráfica). Mas me diga uma coisa, tem uma outra força, tipo, editando algum arquivo, fazendo manualmente ou coisa do tipo, sem ser terminal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas versões mais novas do Lubuntu já é possível fazer e desfazer estas ações no modo gráfico. Nas mais antigas, eu só conheço este método.

      Excluir